Meliponicultura, você conhece a criação de abelhas sem ferrão?

Figura 1: Abelhas sem Ferrão - Uruçu Cinzenta
 O conhecimento sobre as abelhas sem ferão (figura 1) é muito antigo nas Américas sem comparado as atividades envolvendo as abelhas com ferrão conhecidas como ( Africanizadas,europeias ou italianas). Antes da chegada da abelha Apis Melifera ( com ferrão) no continente americano o mel das abelhas nativas sem ferrão caracterizava-se como principal adoçante natural, fonte de energia e indispensavel fonte de alimento. Apesar de serem popularmente conhecidas como produtoras de mel as abelhas em geral tambem fornecem ao homem, cera, propolis,polém,geleia real dentre outro produtos. A criação das abelhas vem crescendo para ofertar tais produtos. 
A escolha da abelha vai do produtor, escolhi falar da abelha sem ferrão pela facilidade do trabalho. As ventimentas são simples basta você ter um capuz (figura 2) e pronto consegue manejar sua caixa facilmente.Dependendo da agressividade da abelha ou da quantidade de abelhas no ninho voce pode utilizar um jaleco simples mas nada comparado a vestimenta para trabalhar com as abelhas com ferrão que são imensas e pesadas.

                                                   Figura 2: Manejo de colonia de abelha sem ferrão

As abelhas sem ferrão produzem seu mel em potes feitos de cerume ( Cera + resina).Nesses potes elas depositam polem e mel para alimentação da colonia e estoque para uma época de possivel baixa da florada em que elas necessitem de alimentação extra (figura 3).



                                           figura 3: potes de alimento(melgueira)

As abelhas sem ferrão são ótimas polinizadoras tambem mas este é um tema para um proximo post .


Rosana Ribeiro
Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Para editar va No HTML E procurar esse texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Amiga Rosana.
    Que beleza de postagem!!
    Sou meliponicultor e estou sempre pesquisando e lendo novas matérias sobre as abelhas nativas,pois a nossa meliponicultura necessita de divulgação e apoio;pois a grande maioria das pessoas ainda não conhecem as abelhas nativas e acham que só existem as abelhas Apis Mellifera...

    Também tenho um blog,onde falo das abelhas nativas e da minha querida e sofrida caatinga paraibana.

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir