Escrituração Zootécnica



Gerenciar a propriedade com espírito e técnicas empresariais é hoje uma prática indispensável para quem deseja ser bem-sucedido na atividade agropecuária. O aumento de tecnologias para melhorar a produção animal é crescente e um importante mecanismo que está sendo muito utilizado hoje é a Escrituração Zootécnica através dela, o produtor recolhe subsídios para administrar o seu negócio e tomar as decisões adequadas. Com a EZ é possível controlar todo o seu empreendimento melhorando a produção. Com todos os dados de produção sendo anotados e arquivados o produtor poderá prever e controlar todos os passos de sua atividade, por exemplo, se ele souber a data que provavelmente uma de suas vacas irá fazer o parto é importante para que haja os cuidados necessários com ela e o bezerro, onde serão evitados erros e prejuízos entre muitos outros fatores envolvidos.
A escrituração zootécnica consiste no registro de todos os eventos que ocorrem no rebanho, envolve desde a anotação dos nascimentos dos animais até seu desempenho produtivo e reprodutivo, com fichas individuais por animal, registrando-se sua genealogia, ocorrências e desempenho. Nas anotações são registradas as datas, a condição e a extensão de importantes ocorrências como nascimento; coberturas; partos; enfermidades; morte; descarte etc. além dos registros de desempenho produtivo como pesagens.
Sua importância encontra-se no fato de manter-se sob controle tudo o que ocorre na propriedade, e assim tomar decisões mais acertadas, corrigindo erros que porventura venham a ocorrer. Quanto maior o detalhe das anotações maior será o benefício que poderá ser extraído destas informações.
Com a escrituração zootécnica rotineira é possível gerar relatórios que comprovam o desempenho dos animais, auxiliando na escolha dos melhores animais de um rebanho. As informações numa ficha de escrituração zootécnica auxiliam na tomada de decisões que vão desde mudanças nas no manejo geral até medidas mais complexas como é a escolha dos animais para melhoramento genético das características de interesse.
A escrituração zootécnica pode ser feita de maneira manual ou informatizada. Na escrituração manual, o produtor utiliza fichas individuais simples na forma de tabela para o registro do desempenho de cada animal e fichas coletivas para o controle das práticas de manejo, tais como coberturas, partos etc. Estas fichas são armazenadas em arquivos físicos na propriedade. Na escrituração informatizada o produtor utiliza de planilhas eletrônicas do tipo Excel até programas de computador que já existem no mercado, próprios para esta finalidade. Os benefícios da escrituração informatizada são grandes, pois afora permitir maior controle, detalhe e integração da informação, favorece a disponibilização fácil e rápida para o usuário, mas quando na sua ausência a escrituração manual atende muito bem aos objetivos propostos. O mercado disponibiliza diversos programas de gerenciamento de propriedade, esses softwares apresentam várias formas de entrada de dados, controle e níveis de utilização da informação, entretanto, estes programas costumam ser complexos e exigem pessoal mais qualificado para manipulá-los.
A coleta dos dados no dia-a-dia deve ser de fácil execução e ocorrer de forma organizada. Para atender a esses requisitos é necessária a utilização de um método eficaz de identificação individual dos animais e deve ser ensinada aos criadores e seus colaboradores. È importante também conscientizar ao produtor para que colete informações associadas à reprodução de seus animais seja registrando as datas dos nascimentos, idade ao parto, percentagem de prenhez, parição e desmame, como os índices de natalidade, de abortos e de mortalidade ou fazendo o exame andrológico dos machos.
O levantamento dos índices zootécnicos nas propriedades rurais é um dos principais entraves à realização de um bom planejamento. A maioria das propriedades não conhece nem acompanha seus índices zootécnicos. Em alguns casos, esse fato pode ser atribuído a uma deficiência na criação, ou seja, à falta de anotações rotineiras dos dados relacionados com os animais da criação. Em outros casos, o problema está no processamento e análise dos dados anotados, visto que algumas propriedades possuem muitos dados, porém não conseguem transformá-los em informação.
A anotação de informações da criação depende da presença de uma pessoa capaz de executar esta atividade de forma disciplinada. É importante que a pessoa encarregada de registrar os dados seja consciente da importância deste trabalho para o melhoramento da produção do rebanho.
Os benefícios de implementar a escrituração zootécnica nas criações se verificam ao obter:
1.                 Arquivos de informações zootécnicas da criação: para ter uma base de dados com identificação dos animais, da genealogia, com registro dos nascimentos, da desmama e das mortes dos animais e de informações de produção e de reprodução dos animais.
2.                 Controle do manejo na propriedade: facilitando o trabalho nos piquetes na identificação das diferentes categorias de animais, das fêmeas a inseminar e/ou acasalar, no descarte de fêmeas vazias, no controle da reprodução e no diagnóstico de gestação.
3.                 Registros de produtividade: no controle da reprodução; peso vivo, idade de abate e do peso da carcaça.
4.                 Informação referente à sanidade do rebanho: no controle das vacinações; tratamentos em geral; ecto e endo-parasitas; verminoses; avaliações de tuberculose e brucelose e em cirurgias eventuais.
5.                 Outro ponto positivo é a redução dos custos com alimentação, separando os animais por categorias de produção; identificação de raças, linhagens ou animais mais susceptíveis às enfermidades, além de observar o histórico reprodutivo individualmente dos animais. Também é possível agregar valor aos animais no momento da venda, uma vez que o comprador está adquirindo a certificação individual dos animais, com seu histórico e desempenho, o que torna o produto mais competitivo.
 Abaixo alguns arquivos relacionados para download:
Compartilhar no Google Plus

Autor: Cristiano Mateus

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Para editar va No HTML E procurar esse texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário