Utilização do Sorgo na Alimentação de Aves


Fonte: www.cptcursospresenciais.com.br
A busca pela redução de custos na produção avícola tem levado à utilização de alimentos energéticos alternativos ao milho, isto porque este ingrediente contribui com cerca de 65% do conteúdo da ração e atingem cerca de 40% dos custos da mesma. Portanto, pesquisas utilizando alimentos alternativos são de extrema importância na redução dos custos de produção (COSTA et al., 2006).
O sorgo é um alimento que pode ser utilizado em rações de aves, devido à sua composição energética ser semelhante a do milho e chegando a cerca de 95% do seu valor nutricional. Segundo Garcia et al. (2005) o sorgo pode ser recomendado para substituição do milho em dietas de frangos de corte, pois não promove alterações no desempenho e na qualidade da carne. 
A agroindústria de carnes está cada vez mais interessada em aumentar o consumo de sorgo em dietas de não ruminantes. 
Um inconveniente da sua utilização seria o fato deste grão possuir baixo teor de xantofila e caroteno, que são responsáveis pela pigmentação amarela-alaranjada na pele dos frangos e na gema do ovo, característica importante na preferência do consumidor, embora sem valor nutritivo. 
A substituição total ou parcial do milho pelo sorgo é uma alternativa real devido a semelhança dos teores energéticos, porém existe a preocupação com a pigmentação da carne e ovos, a qual é prejudicada, se não houver a adição de algum agente pigmentante.
Devido as proibições de alguns países europeus sobre a utilização de pigmentantes sintéticos em nutrição animal, alguns estudos estão iniciando sobre a utilização de pigmentantes naturais em dietas contendo sorgo em substituição total ou parcial do milho para aves afim de observar a sua influência na coloração da carne e ovos, e também no desempenho das aves.
Alguns aditivos naturais em estudos são: açafrão, resíduo industrial de tomate e urucum. 

Fontes Consultadas:

COSTA, F. G. P.; GOMES, C. A. V.; SILVA, J. H. V. et al. Efeitos da inclusão do extrato oleoso de urucum em rações de poedeiras com substituição total ou parcial do milho pelo sorgo de baixo tanino. Revista Acta Science Animal, v. 28, n. 4, p. 409-414, Oct./Dec., 2006.

GARCIA, R. G.; MENDES, A. A.; COSTA, C. et al. Desempenho e qualidade da carne de frangos de corte alimentados com diferentes níveis de sorgo em substituição ao milho. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. v.57, n.5, p.634-643, 2005.

Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Para editar va No HTML E procurar esse texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 comentários:

  1. Muito bacana ,a substituição do milho pelo sorgo,sendo que não tem nenhuma mudança energética na produção das aves!
    Mais o custo da ração seria mais barato com o uso do sorgo ou do milho ?

    ResponderExcluir
  2. Júnior, quanto ao custo dependerá muito da região, o ideal é que se faça a análise econômica, mas geralmente o custo benefício compensa a substituição.

    ResponderExcluir
  3. Estou trabalhando com postura, tem algum problema a não ser a pigmentação? E em relação a formulação tem algo q eu deva saber ou é semelhante ao milho ?

    ResponderExcluir
  4. As sementes do Sorgo Vassoura também pode ser utilizado na alimentação de frango caipira?
    Ass: Airton

    ResponderExcluir
  5. Posso dar sorgo para trinca ferro?

    ResponderExcluir