Importância da Forragicultura para a Zootecnia



O curso de zootecnia, em geral, possui uma grade de materias muito vasta e plural. Isso é bom porque o zootecnista sai preparado para o que der e vier. A forragicultura é uma das materias mais importantes para os profissionais da classe pois ela representa a base e o começo de tudo.
Não entendeu?
Bem funciona assim, no Brasil a quantidade de pastagens é grande e vem crescendo muito o mercado de rebanhos no país. A cada dia que passa a necessidade de profissionais que entendam do manejo das pastagens no país aumenta. Entender o manejo de uma capineira, o momento certo de entrar com o animal e qual forrageira correta usar para determinado animal é basico para se ter uma criação de animais a pasto. Um erro e é fatal, voce submete seu gado ou a um subpastejo ou até a um superpastejo prejudicando o lucro do criador e sua credibilidade como profissional.
Por isso ,voces zootecnistas que estão em formação, procurem entender mais e mais sobre essa area de forragicultura ela é uma das bases da sustentação da zootecnia. Dizem que a nutrição é uma das mais importantes mas a forragicultura nada mais é do que uma forma de nutrição animal. Por isso atentem-se as aulas de forragicultura de suas universidades e aproveitem. Conhecer as plantas com as quais voce alimentará seu rebanho é realmente fascinante.
Na figura acima observa-se alunos da Universidade Federal Rural da Amazônia mensurando a altura do dossel em uma pratica da disciplina de forragicultura I. Medir a altura do dossel é umas das analises importantes para se saber se ja é a hora correta de entrar com os animais no piquete ou na sua pastagem.


Rosana Ribeiro.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Para editar va No HTML E procurar esse texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Bem lembrado Rosana! Vale também ressaltar que alguns sistemas de produção alternativos utilizam pastagens para outros animais, mais especificamente os monogástricos.

    O manejo do pasto é um fator determinante na viabilidade de sistemas de criação, cada vez mais busca-se a melhor utilização dos pastos disponíveis, e a partir disso estratégias como a conservação vem sido cada vez mais utilizados em regiões como a da sua universidade por exemplo, desmistificando totalmente a premissa que na amazônia não existe estacionalidade de pastos.

    A meu ver, a utilização de pastos de forma mais eficiente e eficaz é a forma mais evidente da profissionalização de um sistema de produção. ;)

    ResponderExcluir