PRODUÇÃO DE OVOS



A produção de alimentos seguros e com qualidade é um dos principais objetivos das empresas conscientes da importância para a saúde do consumidor e do valor competitivo que isso representa. 


Alguns fatores influenciam a produção de ovos, como: padrão genético das aves, idade das aves na fase madura da postura, resistência a doenças, controle de iluminação, condições ambientais, troca das penas, os galpões, e alimentação.

É importante um fornecimento de luz, pois ela esta ligada com o controle do biorritmo das aves, até 10 semanas de idade as aves são refratárias à luz. É através da penetração de raios luminosos nos olhos que provoca um estímulo que é conduzido pelo sistema nervoso até ao cérebro e à glândula pituitária que libera o hormônio LH responsável pela ovulação e desenvolvimento do restante do aparelho reprodutivo.

Os objetivos da luminosidade são: evitar que as aves entrem em postura precocemente; estimular a maturidade sexual das aves; uniformizar o desenvolvimento da maturidade sexual na fase de início de postura; após o início da produção, estimular a postura e facilitar o consumo de ração no período noturno.

As rações devem ser balanceadas para assegurar a saúde das aves poedeiras, bem como a produção de ovos de ótima qualidade a um custo baixo. Devem receber exatamente a quantidade de proteínas, gordura, carboidratos, vitaminas e minerais. A ração das aves deve conter os mesmos tipos de aditivos aprovados para a alimentação humana. Antioxidantes ou inibidores de fungos são adicionados para manter a qualidade da alimentação. Não é permitido o uso de hormônios. Necessitam aproximadamente de dois quilos de ração para a produção de uma dúzia de ovos.

A qualidade do ovo é afetada pelo tipo da alimentação. A rigidez da casca, por exemplo, é determinada pela presença e quantidade de vitamina D, cálcio e outros minerais na ração. A deficiência de vitamina A pode resultar em pontos de sangue. A cor da gema é influenciada pelos pigmentos na ração.

Para obtenção de ovos com tamanho máximo há necessidade de uma quantidade adequada de proteínas e ácidos graxos essenciais.

A partir do momento que o ovo é posto, alterações físicas e químicas começam a modificar o seu frescor. Temperaturas elevadas contribuem para essas alterações, por isso, os ovos devem ser coletados com frequência e refrigerados rapidamente.

Os ovos coletados devem ser colocados em salas refrigeradas, com temperaturas entre 5° e 70°C. A umidade deve ser relativamente alta para minimizar as perdas por desidratação, porém não deve exceder a 80%. A maioria dos avicultores processa (lavagem ou não, classificação e embalagem) os ovos na própria granja. Alguns produtores vendem os ovos diretamente para as empresas que realizam o processamento.

Texto enviado por Claudia Peixoto, graduanda em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá.

Artigo consulado: Manual de Segurança e Qualidade
para a Avicultura de Postura!
Imagem: www.curiosidadesdomundo . com

Nos mande você também seu texto, artigo, história ou relato de interesse a Zootecnia e concorra a um lindo chaveiro personalizado da Zootecnia com cortador de unha e abridor de garrafa e tenha eu texto divulgado por todo o Brasil.
Então esta esperando o que? Estamos a sua espera!
E-mail: zootecnistabr@hotmail.com.br
Compartilhar no Google Plus

Autor: Cristiano Mateus

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Para editar va No HTML E procurar esse texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário